terça-feira, 22 de setembro de 2015

Prateleira de dry wall no banheiro - Aproveitando as sobras II

O princípio básico do DIY (Do it yourself, ou "faça você mesmo") é o reaproveitamento de materiais, principalmente os que você já tem em casa dando bobeira ou atravancando algum espaço. Já comentei que no cafofo isso acontece com seis placas inteiras de dry wall deixadas pelo pedreiro que fez o rebaixamento no teto, ocupando o quarto que um dia virá a ser um home office.

Decidi usá-las para fazer alguns móveis que estão faltando, e a primeira experiência foi uma prateleira para colocar o micro-ondas, que ainda não caiu. Decidi partir para outras empreitadas, como uma prateleira para o banheiro que ficou super fofo com o tecido na parede. 

Na falta de uma serra tico-tico, usei uma serrinha mesmo, mas o corte tem que ser minucioso para não ficar torto. Freddie Mercury foi lá conferir para ver se eu estava fazendo direito.


Cortei duas placas, 20 x 40cm e 10 x 40cm. Como tem a superfície porosa, o dry wall precisa de acabamento em toda a sua volta. Usei adesivo vinílico, branco mesmo. 


Você pode usar sobras de madeira ou prateleiras antigas ociosas, usando o mesmo tipo de acabamento para reformar ou dar uma cara nova a elas. Lady Snow também foi lá dar uma conferida.


Dica para o acabamento nos cantos: dê dois cortes, o pedaço do meio vai para baixo e os dois da ponta fecham no meio. Mais ou menos como você encapa caderno com plástico. 


Comprei duas mãos francesas na medida do pedaço maior para montar a prateleira e pendurá-la no banheiro. Aí você me pergunta: mas se é uma prateleira só, por que você cortou dois pedaços?

Tã dã!


É que decidi colocar ganchos para pendurar toalha e outros penduricalhos de banheiro. No caso, não são ganchos, mas puxadores de resina para gaveta. Eu escolhi flores-de-lis para combinar com a parede, que ficou bem menininha, mas no mercado há vários modelos disponíveis para você escolher e combinar com o estilo do banheiro.


Aqui o resultado, com o porta-algodão, que eu fiz com as sobras do tecido da parede, as bonequinhas de cerâmica e a toalha no seu devido lugar.


Fácil, fácil.
Até o próximo!

3 comentários: