quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Tamanho é documento - Arrumação de salas

Participo de alguns grupos de decoração no facebook, e vejo várias postagens de pessoas que pedem opinião dos demais participantes sobre como arrumar a sala de modo que fique bonita e funcional. Inclusive, recebi a mensagem de uma seguidora do blog pedindo para que eu a ajudasse com a mesma situação, e na maioria dos casos percebo que o problema é que as pessoas não costumam medir seus espaços na hora de comprar os móveis, ou que se mudam para um lugar menor e querem permanecer com os mesmos móveis, que não cabem na nova planta.

A primeira coisa a fazer é idealizar na sala onde cada coisa ficará, e medir tudo. Eu disse tu-do! Uma sala com móveis maiores do que comporta vai parecer muito menor, além de dificultar a circulação e não ficar confortável para os ocupantes, e com móveis menores vai dar um ar de estar faltando algo.

O puff e a chaise fixa estão tomando muito espaço. Neste caso seria melhor colocar um sofá retrátil com uma mesinha redonda que permite melhor circulação

Outra solução legal para salas apertadas é o rack suspenso, como na foto acima. Ele facilita a circulação.

Um dos maiores erros na arrumação da sala é entulhá-la de móveis. Um jogo completo de estofados, estante, mesa de centro, etc., só devem ser usados se houver espaço de modo que fique funcional.

Esta é uma legítima sala apenas para receber, mas note que a TV foi renegada a um canto com uma altura desconfortável. Se o objetivo é fazer uma sala para ambos os objetivos, melhor colocar uma estante em frente ao sofá com o aparelho e deslocar as poltronas para as laterais. Outra solução seria posicionar as poltronas próximo à janela, fazendo um segundo ambiente.

Se você se mudou, adora seus móveis mas eles não cabem, ou se herdou móveis lindos de alguém da família mas eles são demais para sua sala: desapega! Melhor abrir mão da mobília em nome do conforto e da harmonia visual. Na decoração, como em quase tudo na vida, menos é mais!

Exemplo de uma sala com mais móveis do que pode comportar. Se a mesa estiver ocupada impede completamente a circulação de pessoas. Neste caso, o melhor seria trocar a mesa ou retirar o buffet. Se os móveis têm valor sentimental, pelo menos abra mão de alguns...

Para deixar a sala aconchegante a dica é usar tapete, mas tem algumas regrinhas. Ele deve seguir a linha dos estofados, sem ser muito maior, porque serve como uma espécie de limitação do espaço, com a parte da frente dos estofados sobre ele. Abaixo dois exemplos, um errado e um certo:

Aqui o tapete é muito pequeno para o tamanho da sala

Do tamanho certo, comportando a parte da frente da mobília e determinando os limites da sala

Uma coisa que também é comum, principalmente nos 'apertamentos' de hoje, é a mistureba de salas de jantar com estar. Geralmente esses ambientes são divididos na planta por uma linha imaginária, e cabe a você, na hora de decorar, definir o quê é o quê.

Aqui a moradora - leitora do blog - não quer abrir mão da mobília antiga, que divide espaço com a mesa de jantar sem nenhuma funcionalidade. Numa saleta anterior ela possui uma chaise, que fica virada para uma parede porque não cabe onde está a televisão. Quando me pediu ajuda, sugeri que comprasse um sofá menor para ficar em frente à TV e transferisse a mesa e as cadeiras para a saleta, dividindo os ambientes.

Cuidado também com o tamanho dos móveis da sala de jantar. Já ouviu aquela frase "não é porque entrou que cabe"?? Ela também serve para a mobília. Não é porque uma mesa 'coube certinho' que ela pode ser apropriada. Lembre que as pessoas sentam, levantam e circulam em volta da mesa. Portanto, é necessário um espaço extra para assegurar a funcionalidade.

Para um espaço pequeno e no meio da circulação do ambiente, o melhor é usar uma mesa redonda, que ocupa menos espaço em volta do seu eixo do que uma quadrada.

A mesa fica espremida entre a bancada e a porta, mas permite a circulação

Neste exemplo, que a mesa fica num lugar destacado porém não tão grande, o uso de espelho aumentou o ambiente e a mesa transparente se fundiu com as cadeiras

Espero ter ajudado com as dúvidas sobre arrumação de sala.
Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário