segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Ocre dourado, a cor de 2016

Anualmente a AkzoNobel, fabricante das tintas Coral, reúne um time de designers, arquitetos e pesquisadores de tendências para determinar qual cor vai se destacar no ano seguinte, junto a uma paleta variável dela. Para 2016 foi escolhido o ocre dourado, e não tem nada a ver com as Olimpíadas. Segundo os entendedores, esta cor representa a dualidade entre passado e presente, o que - eles juram - será tendência para os consumidores no próximo ano.

Interpretações à parte, o blog resolveu buscar ambientes e, com o auxílio luxuoso do Photoshop, aplicar a paleta principal do ocre dourado (sim, porque o estudo gera várias paletas, aplicáveis em várias situações. Se você quiser saber do assunto a fundo, veja aqui, em inglês).

Inicialmente, vamos à paleta principal para 2016:

A primeira à esquerda é o ocre dourado, e as demais são suas complementares

Pensamos em dois estilos de sala, uma clássica e outra mais moderna. Em ambas utilizamos a cor nas paredes e deixamos as complementares para os móveis e objetos de decoração. Assim como o amarelo, o ocre dourado traz luminosidade para o ambiente, ampliando o espaço.



Para os quartos o ideal é usar pequenos espaços com a cor, como uma parede apenas. A composição com suas complementares é fundamental para dar a harmonia que estes ambientes necessitam.



Na sala de jantar, o destaque maior foi para um tom mais claro da paleta, deixando o ocre dourado apenas com um detalhe.


No home office a cor se assenta perfeitamente, já que é um tom que desperta a criatividade e melhora a concentração e a produtividade.


Até o banheiro ficou lindo com o ocre dourado. É uma cor que pode ser sóbria se usada na medida e da maneira corretas.


E se você gosta de seguir tendências mas não está a fim de mudar toda a parede de um cômodo só para estar na moda, pode lançar mão de objetos e detalhes na decoração seguindo a paleta, tipo assim:





Até o próximo!

4 comentários:

  1. Linda essa paleta de cores!
    Da pra compor desde ambientes clean até os mais sofisticados e elegantes.
    Bjuss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Daiane! Você pode adequar as cores ao seu estilo!
      Bjim!

      Excluir
  2. Eu sou uma pessoa neutra e raramente uso cores fortes em paredes ou áreas maiores (canso fácil). Mas adoro essa cor em acessórios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi a segunda ideia do post. A paleta traz cores bem suaves que podem ser usadas nas paredes, deixando os tons mais fortes como o ocre dourado nos detalhes. Fica lindo!
      Bjim.

      Excluir