segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Cores - são duas! - Pantone para 2016

No final do ano a Pantone anunciou duas cores - e não uma, como faz desde 2000 - como tendência para 2016. Apesar de influenciar principalmente o mundo da moda, a indicação da empresa norte-americana, famosa mundialmente por seu sistema numérico de cores usado como referência por estilistas e designers, influencia também a decoração de ambientes. As cores escolhidas vão agradar principalmente aos adeptos do tom pastel: Rose Quartz e Serenity.

Os tons são, respectivamente, um rosa e um azul suaves, que transmitem bem-estar e tranquilidade. Segundo a defesa da empresa, juntas as cores evocam equilíbrio e "uma calma sensação de ordem e paz". Se você está pensando na definição de feminino e masculino e fazendo uma antiga divisão indicativa, saiba que a empresa alega exatamente o oposto.

"Em muitas partes do mundo presenciamos uma indefinição entre os gêneros, especialmente na moda, que por sua vez impacta as tendências em todas as áreas do design. Esta abordagem unilateral da cor coincide com movimentos em relação à igualdade de gêneros e fluidez, (...) com uma geração que tem menos preocupação em ser estereotipada ou julgada." Essa é a descrição da empresa para explicar sua decisão. Sendo assim, vamos ao que interessa.

Estas são as cores eleitas pela Pantone para 2016:

 

E esta é a paleta secundária que combina com as indicadas:


Elas podem ser combinadas...

Muito de uma e pouco de outra

Ou a mesma proporção de ambas

Ou usadas separadamente...

Aqui a opção é apenas o Rose Quartz

Nestas há o uso das cores auxiliares

Você pode usar as cores do ano apenas como um detalhe

No mobiliário

Na cor da casa ou espalhadas pelos ambientes

Ou nos objetos
 E em ambientes inteiros

E pensar que muitos banheiros já foram assim...

A combinação das cores, além de trazer tranquilidade, deixa um ar romântico, ideal para um quarto de adolescente com esta vibe


E também é perfeita para quem gosta das inspirações retrô e vintage


 E aí, aprovou a escolha da Pantone?
 Se você já era adepto antes disso, mostra para a gente.
Até o próximo!

2 comentários: