quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Um mesmo ambiente com duas caras - O poder das cores

Um mesmo ambiente, com a mesma decoração e disposição dos móveis, pode ter duas personalidades diferentes, dependendo das cores empregadas. Você já sabe que cores quentes remetem a cômodos mais descontraídos e cores frias trazem sensação de tranquilidade, mas dentro da mesma paleta - quente ou fria - você pode mudar radicalmente um lugar.

Alguns aplicativos nos permitem fazer o que eu fiz abaixo com o photoshop, e facilitam horrores a nossa vida, mas fiz essas alterações para mostrar o quanto as cores são a alma dos ambientes.

Duas salas totalmente diferentes apenas com a mudança de cores na parede e nos objetos de decoração. Podemos até dizer que transformamos um ambiente masculino em um feminino (o que não significa dizer que o primeiro só pode ser usado por homens e o segundo só por mulheres. É apenas mais um modo de classificar o estilo da décor). 

Sóbrio apesar dos tons de amarelo

Mais aconchegante com o pêssego na parede e o vermelho nos detalhes

Eu adorei esse ambiente com essa cor de goiaba. Transmite alegria e deixa a sala "viva". Com o verde bem pálido na parede e a troca do tapete por um com detalhes em cinza, a sala ficou um convite ao relaxamento, ideal para a leitura, por exemplo.

Um ambiente alegre para o entretenimento da família

Um lugar mais reservado e calmo. Cá entre nós, eu adorei os dois!

Essa alteração foi entre dois tipos de ambiente sóbrio, apenas transmitindo a personalidade de quem o habita. O primeiro dá a ideia de uma pessoa ou casal mais reservado, com hábitos mais diurnos e que tem seu quarto como ambiente para o descanso diário. Já o segundo, apesar da paleta fria, é para pessoas mais descontraídas e ativas, que não têm problemas em dormir em lugares com cores mais vivas.

O amarelo das mesinhas traz um toque de modernidade sem destoar da sobriedade do quarto

Um quarto que não é apenas para dormir, e transmite uma forte personalidade 

Esta sala traz detalhes em laranja bem vivo, mas que não chega a sobressair dentre o pesado marrom. É um ambiente sóbrio e aconchegante, para atividades mais calmas. Mas o clima muda totalmente ao trocarmos o marrom pelo cereja, transformado a sala num lugar descontraído e de personalidade.

Esses tons se encaixam perfeitamente numa biblioteca, por exemplo

Esta sala tem cara de família grande e/ou muitos amigos reunidos

 Uma copa com tom de pink. Já pensou? Parece-me nitidamente o apartamento de alguém que mora só, porque, convenhamos, não é uma cor muito unânime... As cores quentes são ideais para copas e cozinhas, mas não são uma regra. Já o verde, apesar de forte, amenizou o lugar.

O pink da parede está acompanhado de almofadas laranja, uma linda combinação

O verde está acompanhado do azul nos detalhes. Apesar da paleta fria, com tonalidades fortes as cores dão vida ao ambiente

Vocês já sabem que eu a-do-ro turquesa, e portanto não mexeria nessa parede de maneira nenhuma!, mas como a ideia aqui é trazer um novo olhar sobre os ambientes, eu o substituí por um amarelo canário, bem vivo. Note que o lugar se iluminou, mas com as demais cores nos objetos e estilo do mobiliário, acho que a atmosfera não se alterou muito. Eu diria que é alguém muito descolado que vive aí.

De estilo retrô, a sala traz um buffet com pés palitos, mesa tulipa e uma mistura de cadeiras de várias épocas

O amarelo destacou ainda mais o estilo, trazendo luminosidade ao ambiente

Uma sala em tons frios e estilo moderno, com muita sobriedade. Parece um lugar de conversas sérias, né? Já a alteração para o turquesa (olha ele aí!) com detalhes azuis nos objetos de decoração trouxe mais luz e personalidade.

Um tom de verde mais sério, apesar de claro, dá um clima tranquilo e acolhedor

Já o turquesa "acendeu" o ambiente, e o azul trouxe vivacidade

Uma alteração radical no mesmo ambiente apenas com uma parede! De estilo eclético, que mistura o retrô do buffet chipandelle e o pop art do quadro com o clássico da mesa e o lustre, o dono desta sala de jantar mostra a que veio! A alteração na cor não influenciou em nada o estilo, apenas "esfriou" o ambiente, mantendo a vibe do lugar.

Uma parede quente!

Uma parede fria, que manteve o estilo

Uma coisa que não é muito legal é sobrecarregar o ambiente com uma cor apenas, sobretudo se ela for muito marcante. Isso o torna pesado e pode até influenciar na energia local. O vermelho é uma dessas cores, que fica linda desde que usada com moderação ou uma boa distribuição. Note que eu modifiquei o painel atrás do sofá e apenas isso já deu uma certa leveza. Alterei ainda a cor de alguns objetos para o branco e o laranja, equilibrando melhor o tom ambiente.

O sofá está fundindo com o painel, deixando a sala sobrecarregada

Um tom mais claro no painel e em alguns objetos ajudou a amenizar o local

 E você, tem dúvidas sobre quais cores usar? Me manda um email!
 Se quiser, mande fotos da sua casa que eu dou pitaco, mesmo!
Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário