terça-feira, 29 de março de 2016

Estilos de decoração - Clássico

Um estilo que nunca sai de moda, entra ano, sai ano, é o clássico. Principalmente marcado pela elegância e requinte, o estilo tem influência da arquitetura grega, romana e, posteriormente, da França e Inglaterra. Os ambientes são sofisticados, muitas vezes reúnem obras de arte, e remetem à nobreza e à qualidade de linhas e materiais.

Este é um legítimo ambiente clássico, que traz toda a imponência dos castelos europeus nos séculos XVII e XVIII. Atualmente não se usa tanta firula, principalmente num país tropical como o nosso, mas ele retrata perfeitamente a origem deste estilo.


Uma decoração clássica atual traz menos elementos, menos detalhes e cores mais claras, mas não deixa de ter o requinte que é sua principal característica.


Aqui um ambiente que retém ainda um toque luxuoso, com o uso de detalhes dourados nos móveis, porcelanas e pratarias expostas.


Além de porcelanas e pratarias, são muito utilizados cristais, bronze e madeiras nobres como carvalho, mogno e cerejeira. Artigos de antiquários são muito buscados por quem quer investir neste estilo.



Pelo custo de se adquirir peças originais, ou vintage, é possível encontrar hoje no mercado peças novas confeccionadas no estilo clássico, chamadas de retrô. Esta é a diferença desses termos, se você ainda não sabia.

Peça vintage, original

Mobiliário retrô, novo mas confeccionado no estilo antigo

Mas, gente, decoração é uma coisa tão versátil que você não precisa ter um ambiente inteiro num estilo só. Você pode ter um cômodo contemporâneo, mais clean e despojado, e manter poucas peças clássicas.

Jogo de cadeiras contrastando com peças contemporâneas

Um quarto descolado, e uma cadeira no estilo Luís XV para dar um charme

O estilo clássico continua tão em voga que é possível encontrar peças clássicas novas, que sofreram uma modernização, e casam com qualquer ambiente.

Jogos de sofás em vários estilos 

Cadeira clássica mas com uma roupagem totalmente nova

 E com a onda da customização e da renovação de peças com cores alegres, o estilo clássico chegou a todos os lugares e vibes.


Até os quartos de bebê ganharam uma roupagem clássica mas com pegada contemporânea.



E aí, é a sua cara? Conta pra mim.
Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário