quinta-feira, 17 de março de 2016

Estilos de decoração - Étnico

Assim como temos um estilo na hora de nos vestir, seguindo uma tendência de moda que nos agrada, também temos um estilo de decoração que, mesmo que não saibamos, mais tem a ver com nossa personalidade e nosso cotidiano. Sabendo identificar qual é o seu preferido, já é meio caminho andado na hora de decorar o cafofo.

Vou listar os vários estilos de decoração existentes, em matérias diferentes, especificando suas características e exemplificando com fotos de ambientes e peças utilizadas. De repente você pode até descobrir um novo estilo com o qual se identifica, ou aprimorar o que já tem em casa. Se tiver dúvidas, me manda um email! (vbdecordesign@gmail.com)

Estilo Étnico

Este estilo se caracteriza pela riqueza e mistura de influências de outras culturas. Costuma ter um visual ousado e, às vezes, exótico. Ele usa mobiliário e peças de decoração oriundas de lugares como Ásia, Américas e África, por exemplo, ou pode ainda mesclar objetos de várias culturas. Isso costuma acontecer com pessoas que viajam o mundo e trazem lembranças de todos os lugares que visitam, reunindo um verdadeiro acervo dentro de casa.

Neste ambiente temos uma influência africana, com estátuas de animais em madeira, e um toque oriental sobre o aparador com a imagem de Buda e a moldura do espelho entalhada. A estampa do tapete e o uso do vaso em vime também fazem parte do estilo étnico.


Uma decoração étnica totalmente voltada para a África, que utiliza madeira em seu tom natural, peles, artesanato e máscaras. Neste ambiente, até as plantas no centro de mesa lembram o clima árido do continente africano.


Um pedacinho do Marrocos foi feito nesta varanda, com futtons pelo chão, lanternas, vegetação característica e demais peças de decoração, como o elefante na mesa lateral e o jarro de barro. Para caracterizar o estilo não é necessário que todas as peças sejam oriundas de determinada cultura, e fazer uma pesquisa sobre as suas principais marcas ajuda bastante.


Os índios das Américas influenciaram a moda com o estilo folk, e a decoração com estampas coloridas em formas geográficas. É um estilo alegre, que traz boas vibrações.


Muita gente utiliza e não sabe, mas as caveiras coloridas da moda fazem parte da Fiesta de los Muertos, celebração do Dia dos Mortos no México, uma festa tradicional para esta cultura.


Outra influência do México é o estilo Frida Kahlo, que adotou as cores fortes e as flores das obras da artista plástica com um estilo único e que agrada principalmente às jovens.



A asiática tem sido uma das influências mais fortes na decoração do ocidente, com o aumento de adeptos de práticas locais como a meditação e a ioga. De tão rica, ela chega a ser contrastante de uma região para outra.

Bali, Indonésia e Tailândia, apesar de terem suas características únicas, dividem aspectos parecidos, como as muitas cores e peças com muitos detalhes, como entalhes, pinturas minuciosas e lanternas bem trabalhadas.




Em contrapartida, o Japão traz uma decoração minimalista, com poucos elementos nos ambientes e muito espaço. A utilização de biombos, lanternas de papel simples, o uso de poucas cores, são algumas características da cultura, que agrada a quem gosta de uma decoração mais clean.



Estampas de várias culturas, véus coloridos da Índia, cerâmicas do Nordeste, artesanato, máscaras, peles, madeira em tom natural, tudo isso é utilizado no estilo étnico. Escolha a sua cultura preferida, ou misture todas, e faça da sua casa um pedacinho do mundo!





Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário