terça-feira, 1 de março de 2016

Painel de dry wall para TV - Aproveitando as sobras III

Quem acompanha o blog sabe que o pedreiro que rebaixou o teto do cafofo me deixou de herança (oi?) seis enormes placas de dry wall, atravancando o meu segundo quarto, e que eu decidi fazer alguns móveis com elas. Fiz uma prateleira provisória para o meu micro-ondas, mostrada aqui, e outra para o banheiro, que é permanente porque ficou very cute, mostrada aqui. Agora foi a vez de esconder a fiação que fica sob a TV, que não é pouca: televisão, TV a cabo, internet, telefone, vocês sabem do que estou falando...

Após a instalação, o "moço" da NET deixou este cenário:


Aí eu tentei organizar com um nicho e canaletas, mas o resultado não foi muito melhor:

A única coisa bonita nesta foto é a Lady Snow...

E então eu tive a ideia de fazer um painel de TV com minhas (muitas) sobras de dry wall. E nem foi tão difícil. Eu cortei uma placa de 75cm x 50cm (as medidas variam de acordo com o seu espaço), uma de 75cm x 20cm e outra de 75cm x 10cm, estas últimas para prateleiras, e mais duas ripas de mdf de 50cm com um pouco menos de 2cm de espessura.

No processo descobri que as ripas eram finas para a quantidade de coisas a esconder sob o painel, então cortei mais dois pedaços no mesmo tamanho e sobrepus com as anteriores. O acabamento foi dado com adesivo vinílico branco porque o dry wall tem a superfície porosa, mas se o painel for feito de madeira ou mdf usar tinta é uma boa opção.

Todo o processo foi acompanhado de (muito) perto por Freddie Mercury

As dicas para encapar as placas com adesivo vinílico foram mostradas no segundo link lá em cima.

Gente, eu realmente esqueci de fazer as fotos da montagem, mas não tem mistério: as ripas ficam nas laterais presas à parede, e a placa grande é presa nelas por cima da fiação. Prenda primeiro as ripas e depois a placa maior, ao invés de querer colocar tudo numa tacada só, porque dá um certo trabalho arrumar a fiação dentro do painel. A prateleira de cima, que acomoda os equipamentos, fica presa em cantoneiras, assim:

As prateleiras foram presas com fica dupla face, 
e a cantoneira é pregada na parede, por trás do painel

Na hora de prender a prateleira, deixe um espaço atrás para passar os fios:

Uma distância de 1,5cm da parede é suficiente

A prateleira de baixo eu prendi com pedaços do mdf que sobraram, presos na placa de dry wall com parafusos:

Não dei acabamento porque os suportes não aparecem. A tomada externa é uma extensão que fiz na tomada que ficou atrás do painel, onde está ligado o filtro de linha que alimenta todos os equipamentos. Assim a tomada não fica perdida

E tã-dã!

Essa parede escândalo com tecido eu ensinei a fazer aqui

O quadro fui eu que fiz, no photoshop:


Estou ficando profissional nesse negócio de dry wall...
E você, tem algum projeto DIY em casa? Manda para mim que eu mostro aqui.
Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário