terça-feira, 3 de maio de 2016

Estilos de decoração - Retrô

Dizem que tudo que já foi moda um dia retorna e cai no gosto popular novamente. Assim foi com o life style de décadas passadas, mais precisamente de 50 a 70, que povoa novamente cores e mobiliários nas casas atuais, com muito charme e descontração. O que era lar de donas de casa voltadas para a família e os afazeres domésticos, hoje é lugar de gente muito descolada.

Uma das marcas mais fortes deste estilo são as cores. Amarelo, vermelho, azul e rosa são as mais usadas, mas o que importa é o ambiente colorido na hora de ser retrô. O mobiliário da época também está em voga novamente, e sua principal marca são os pés palitos.


Aquele tradicional piso de cozinha xadrez também voltou à moda, e há quem dê cara nova e reinvente o preto com o branco.


Cozinha projetada pelo designer Mauricio Arruda no programa Decora

A plotagem em geladeiras com logotipos antigos e os equipamentos que relembram a época também são fáceis de encontrar hoje em dia.


E as peças vintage, que andavam um pouco desvalorizadas, passaram a valer ouro. Vocês lembram a diferença entre peças vintage e retrô? Eu já expliquei mas vou dar uma refrescada: vintage são peças antigas e originais, de qualquer época, e retrô são peças novas que imitam as antigas. A juke box na foto acima é retrô, e a mesa que ganhou novo uso e virou bancada de pia, na foto abaixo, é originalíssima! Vintage!


Outra marca do estilo retrô é repaginar as peças vintage, com cores vivas e verniz com brilho

Uma das maiores marcas dos anos 70 e que retornou à moda é o pop art, uma coisa meio "Andy Warhol feelings". Posters com figuras icônicas das décadas passadas transformadas em quadrinhos ou usadas com efeitos coloridos.


Como eu já comentei num outro post, você não precisa lançar mão de todo um estilo no ambiente, basta um pequeno detalhe que lhe agrade. A sala baixo tem um estilo bem eclético, misturando poltronas modernas, sofá clássico e quadros com desenhos num estilo antigo, também traço do retrô.


E aí, você gosta do estilo retrô ou prefere outro?
Manda um email e me conta!
Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário