segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Luminária pendente de cabeceira no modo facim, facim

Você também acha um luxo aquelas luminárias de cabeceira pendentes ou embutidas mas não pode ter porque precisa quebrar toda a parede para fazer pontos de luz? Seus problemas acabaram! Segue o passo a passo de uma luminária para você fazer com uma mão nas costas (tá, exagerei, mas é muito fácil, mesmo!).

Você vai precisar de:


Uma mão francesa com pelo menos 30 centímetros, fio paralelo (que você vai medir da tomada mais próxima até o ponto onde vai instalar a mão francesa e adicionar mais um metro, pelo menos), um bocal, um pino macho, um interruptor e uma lâmpada. Se quiser pintar tudo de uma cor só, como eu fiz, some a isso uma lata de tinta spray.


Se for pintar as peças, desmonte o interruptor (dá trabalho mas o acabamento fica melhor e você não corre o risco de danificar a peça) e tape os contatos do bocal, senão a tinta vai tapar a passagem da eletricidade e aí babou o bocal.


Em uma ponta separe um pouco dos fios, descasque o fio de cobre e prenda nos contatos do pino.


Monte de novo como mostrado acima, e feche o pino.


Passe o fio pelos buracos da mão francesa, como mostrado acima. O buraco perto da parede é de onde o fio vem da tomada, e na extremidade é onde a lâmpada vai ficar pendurada.


A outra ponta prenda no bocal como fez com o pino, uma parte do fio para cada lado.


Para prender o interruptor, você vai cortar apenas um dos fios, desencapar um pedaço e prender cada ponta em um contato. Quando fechar, todo o fio fica por dentro do interruptor. Na dúvida peça alguém com mais experiência para fazer (mas eu sei que meus leitores são sagazes e não vão dar esse mole, NÉ???).


Eu usei uma plaquinha de alumínio para dar um acabamento no bocal. Use a imaginação, vale qualquer coisa para tapar os fios.

Tã dã!


Aqui ela acesa.


A parede acima da cama está muito nua, eu sei, mas em breve vou fazer uma cabeceira "exclusiva" e ensinar #comofaz.
E aí, gostou? Faça também e me mostre!
Até o próximo!

UPDATE:

Troquei o bocal por outro que deixa a fiação embutida. Aliás, para projetos DIY em geral, esse dá melhor resultado:


Nenhum comentário:

Postar um comentário