domingo, 22 de maio de 2016

Estilos de Decoração - Rústico

Os brutos também amam. Sempre que penso no estilo rústico na decoração eu lembro desta frase, porque acho que ela define perfeitamente o que é decorar neste estilo. O rústico, como o nome diz, usa materiais em seu estado bruto, principalmente a madeira e as pedras. Ferro, palha, couro, lona e qualquer coisa num formato "cru" também são muito utilizados.

Por motivos climáticos, o estilo rústico é muito mais visto na região Sul do país ou em áreas de serra no Sudeste. Isso acontece porque a madeira é um material usado principalmente para aquecer os ambientes, o que não é interessante nos 40º do Rio de Janeiro ou no ensolarado Nordeste. Nestes lugares o rústico é um recurso usado quase exclusivamente por pousadas e em casas de veraneio.

Olhando a foto abaixo você vai se sentir imediatamente "aquecido". Outra característica do rústico é a sensação de aconchego.


A monocromia também marca o estilo por causa da utilização de materiais crus, o que não permite muitas cores. No caso abaixo, as cadeiras pintadas quebraram um pouco a monotonia do ambiente.


Paredes inteiras de pedras brutas também são muito utilizadas no estilo. Tem algo mais rústico que um banheiro inteiro assim?


E com uma banheira de ferro bruto? A ladeira não deixa dúvidas de que o ambiente está numa região de clima frio.


Mas como a decoração é flexível e dá brechas para a ousadia, você pode usar o rústico com uma pegada mais luxuosa...


... ou contemporânea. Basta usar a imaginação.


E aí, amou o bruto, digo, o rústico?
Conta para mim.
Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário