terça-feira, 8 de março de 2016

Uma casa mulherzinha - Decoração feminina

Eu sei, eu sei, decoração não tem gênero, até porque na maioria das vezes várias pessoas dividem o mesmo espaço dentro da casa, mas a gente sempre tem aquele cantinho que é especial, nosso, e que gosta de colocar do nosso jeito. Sem falar nas moçoilas que, como eu, moram sozinhas e podem fazer do cafofo o que quiserem!

Alguns detalhes do décor são tipicamente femininos. Não estão proibidos para os homens, claro que não!, mas no geral agradam mais às mulheres por serem mais sensoriais, minuciosos, característicos e por precisarem de uma sensibilidade extra, só fornecida pela duplicidade do cromossoma X. Neste post vou mostrar vários exemplos de decoração com elementos que agradam aos olhos femininos, alguns com uma releitura moderna para acompanhar as nossas conquistas e o nosso jeito sempre mulherzinha de ser.

O poá é um must do mundo feminino. Antes muito usado no vestuário da década de 60, depois ressuscitado pela moda das pin-ups, é um detalhe que confere muita feminilidade e delicadeza, sem deixar a força de lado. Ele chegou à decoração em detalhes, como papéis de parede, almofadas e itens acessórios.


A mais feminina das cores, o rosa sempre foi usado como sinônimo de fragilidade, remetendo às princesas das histórias de contos de fadas. Hoje, com uma postura independente e segura, as mulheres não precisam abandoná-lo. Que tal um ambiente rosa com uma releitura girl power, descolado e moderno?


O colorido traz uma alegria e uma vivacidade que só a mulher consegue ter, por isso é muito mais usado pelas pessoas do gênero feminino. Pode ser nas paredes, nos móveis ou nos objetos, ou até em tudo ao mesmo tempo. Numa casa colorida não há tristeza!


As peças de artesanato sempre remetem ao universo feminino, por isso patchworks, bordados e objetos feitos manualmente em geral são muito utilizados na hora de decorar um ambiente ocupado por uma mulher.


Muito mais expressivas que os homens, as mulheres gostam de contar histórias, e não só verbalmente. Almofadas, quadros, fotos, penduricalhos, objetos trazidos em viagens, mimos da infância, são peças que trazem consigo um significado, e são mostrados na decoração como forma de compartilhar lembranças.


O vermelho pode ter muitos significados, e na decoração tem um uso muito particular. Ele pode deixar um ambiente feminino sem necessariamente o uso de peças "mulherzinhas", como neste quarto. A aplicação do vermelho em alguns objetos de decoração trouxe sensualidade ao ambiente.


Um quarto de cores neutras pode, sim, ter um "quê" de feminilidade. A delicadeza dos objetos é a peça chave nesta decoração.


O que pode ser mais feminino que os florais? E se você só consegue pensar no estilo provençal, super romântico, ou na chita, muito despojado demais, dá uma olhada neste outro exemplo girl power super moderno.


Os tons fortes também são mais utilizados pelas mulheres, apesar de estar presente no universo da decoração masculina. Pode ser um choque, num primeiro momento, mas com a combinação com demais elementos neutros, ou até com cores contrastando, o efeito é ótimo.


Todo o meu mundo exposto! Mostrar bijus, acessórios, bolsas e outras peças de vestuário como item de decoração é muito mulherzinha.


O estilo romântico continua sendo uma marca da mulher. Quem sabe um dia o super-homem venha mudar como um deus o curso da história, mas por enquanto só nós assumimos que o amor faz parte da vida. Porém, outra vez, vamos dar uma repaginada: cama com dossel renovado, reto e branco; vários pedaços de papel de parede formando um patchwork; mesinha vintage com pés cabriolé, porque ninguém é de ferro, mas com uma luminária descolada em cima. Taí a princesa do século XXI.


E para nós, mulheres-maravilha, uma super vida, porque nosso dia é sempre!
Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário